A Praça Antenor Navarro a maioria dos pessoenses conhece, mas o Hotel Globo localizado um pouco mais acima no Pátio de São Pedro é um ilustre desconhecido. Recebendo até 500 turistas nos dias mais movimentados é um dos locais mais comentado pelos visitantes do centro histórico (para detalhes clique nas imagens)
Detalhe da Fachada |
Um belo jardim |
Um dos pontos a serem visitados: Igreja de São Frei Pedro Gonçalves |
Para chegarmos ao nosso destino há duas opções: pela Praça Antenor Navarro ou vir pela Praça 15 de Novembro subindo a Ladeira de São Pedro Gonçalves. Para fugir do comum preferimos seguir a segunda rota.
Ladeira de São Pedro Gonçalves |
Foi construído em 1928 pelo hoteleiro Henriques Siqueira, conhecido como "Marinheiro".
Na época de sua inauguração, possuía uma localização privilegiada por estar situado próximo ao Porto do Varadouro, mais conhecido como Porto do Capim, que era o principal centro comercial da cidade.
Durante muito tempo, quase 15 anos, foi ponto de encontro da sociedade da época, desempenhando função bastante significativa, pois foi o primeiro hotel de 1ª categoria da cidade.
Era o local de realização de bailes e banquetes oferecidos pelo Governo e pela sociedade da época.
Hospedou as mais importantes figuras da época
Seu período de auge foi de 1929 a 1938. Já a partir de 1935, com a inauguração do Porto de Cabedelo, o Porto da Cidade foi, aos poucos, sendo desativado. Com isso, ocorreu a decadência da área e, conseqüentemente, do Hotel Globo.
Durante as décadas de 40 e 50, funcionou mais como um bar de Boêmios do que como um hotel. Em 1994 foi restaurado através do Convênio Brasil Espanha.
Para ver mais fotos clique na imagem abaixo
Para ver mais fotos clique na imagem abaixo
Hotel Globo & Ladeira São Pedro Gonçalves |
Referências:
Morando aqui a tanto tempo e não conhecia esse hotel, aliás, só agora através do blog é que fiquei sabendo um pouco da história do hotel.
ResponderExcluirVelho, q trab. FDP vc está fazendo.....
ResponderExcluirTá de parabéns, sempre tive vontade de fazer isto, resgatar a história do centro histórico. Tem muitos casarões nas trincheiras, uma pracinha esquecida em jaguaribe q fica frentre o distrito mecanico e aquela praça q a Iarinha reformou perto do cine municipal, ficou bonita, mas foi uma pena ñ ter fotos dala como era antes........
Parabéns, negão!